segunda-feira, 8 de março de 2010

CALVINISMO

O CALVANISMO é o sistema dogmático de João calvinismo e o seu principal tratado teológico se chamava A INTITUCÃO DA RELIGIAO CRISTÃ, Calvino nasceu em 1509 e morreu em 1564, havia se formado em direito e foi uma das colunas das reforma protestante.

A teologia de Calvino mantém traços dos ensinos de Zuinglio, Bucer e Lutero, mas a ênfase de Calvino é na doutrina de Deus, onde lamentavelmente cometeu o erro grosseiro da predestinação que alias se tornou o centro de seus ensinos. Vejamos uma frase do próprio Calvino:

“Denominamos predestinação o decreto eterno de Deus, pelo qual decidiu o que acontecera com cada homem. Pois não foram criados todos nas mesmas condições; alguns são predestinados a vida eterna.”

Calvino também dizia que quando alguém é eleito, ele é chamado por Deus, enquanto o que não for eleito não são agraciados com o conhecimento de Deus. Os luteranos rejeitaram o dogma da predestinação de Calvino por que as Escrituras afirmam que Deus quer salvar a todos conforme I João 2.2 “Ele é a propiciacão pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelo de todo mundo.”

Quanto a CEIA DO SEHOR, Calvino acredita na presença do Senhor na ceia, mas não ocorria nenhuma mudança nas substâncias, a expressão em latim para retratar essa verdade é: FINITUM NON CAPAX INFINITI. “O finito não pode conter o infinito”. Calvino como nós, também dava importância para a lei mosaica.





Ele entendeu que a vinda de cristo foi para cumprir a lei cerimonial, que para nos os cristãos esta abolida. Mas quanto a lei moral da antiga aliança permanece valida para os cristãos, que deve submeter-se a ela e regular sua vida moral pelos preceitos nela estabelecida. Neste ponto de interpretação Calvino acertou em tudo, por isso ele também defendia a pena de morte para os crimes pré-estabelecidos na lei de Moises. Portanto, no pensamento de Calvino a lei continua tendo validez.


3 comentários: