segunda-feira, 8 de março de 2010

CONGREGACIONALISMO

O congregacionalismo é o sistema doutrinário de organização da igreja segundo a qual toda a congregação é a autoridade. E portanto, todos devem democraticamente decidir, julgar e discutir os problemas da igreja. Contudo esta posição de governo democrático da congregação surgiu por motivos de revolta exagerada ao sistema episcopal do catolicismo romano, daí que a posição mais equilibrada e bíblica é o governo presbiteriano.

Os defensores do sistema congregacionalista ou INDEPENDENTE foram alguns puritanos. Ate certo ponto e de se entender essa repulsa por uma autoridade, afinal esse movimento doutrinário surgiu na Inglaterra onde a principal denominação, a anglicana, sofria interferência constante das autoridades seculares, pois a igreja ali era chefiada pelo estado.





Quem organizou este dogma foram Roberto Browne e Henrique Barrowe. Browne teve que fugir para a Holanda em 1582 e Barrowe foi condenado a morte por causa de sua convicção congregacionalista em1593. o que foi lamentável, matar pessoas por pequenas discordâncias. Os congregacionalistas são em tese: democratas religioso, razão porque defendiam como ninguém a liberdade de consciência e a tolerância religiosa.

Deste movimento surgiu os BATISTAS que foi fundado por John Smith. Séculos se passaram e ainda este é o sistema de organização batista. Entre tantos male deste sistema de governo podemos enumerar alguns:

1 – Primeiro, no governo congregacionalista ou independente em vez do rebanho estar sujeito ao presbítero é o presbítero que fica sujeito ao rebanho.

2 - Segundo, a autoridade de julgar o rebanho foi dado por Cristo aos lideres da igreja, como Jesus falou aos seus apóstolos em João 20-22-23 e os apóstolos eram presbíteros como Pedro mesmo se identifica como PRESBÍTERO em sua primeira Carta no capítulo 5 e versículo 1.

3 – Em terceiro lugar, porque não se pode levar a sério o congregacionalismo como uma forma de governo eclesiástico é que um novo convertido ou um crente que não tenha uma profunda compreensão da palavra vai acabar emitindo opiniões errôneas nas assembléia.


No nosso blogs de eclesiologia tratamos mais profundamente sobre este tema a provamos que o presbiterianismo é a forma correta de governa eclesiástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário