domingo, 22 de novembro de 2009

ARIANISMO

Este dogma trouxe muita controvérsia, e seu principal protagonista foi o presbítero de Alexandria, Ario. Ele foi discípulo de Luciano de Antioquia e este tinha sido discípulo de Paulo de Samósata. Por volta de 310 ARIO DEFENDIA QUE O FILHO FOI CRIADO POR DEUS E PORTANTO FAZIA PARTE DA CRIAÇÃO E NÃO EXISTIA NO ETERNO PASSADO.

No ano 320 o presbítero-supervisor(gr EPISKOPOS) de Ario o excomungou por motivo de heresia. Mas o conflito estourou no Oriente quando outros o apoiaram como Euzébio de Nicomédia. O dogma ariano provocou uma conturbação pondo em risco a unidade dos cristãos e até do império romano que neste tempo já estava cristianizado. Por isso o imperador Constantino tentou conciliar os intrigados, mandando Hósio, presbítero-supervisor da corte, mas como não teve sucesso, o imperador decidiu convocar um concílio em Nicéia no ano 325.

Em Nicéia, os bispos de todos os cantos do império compareceram. A discussão teve como grande orador o diácono ATANÁSIO que combateu o arianismo com firmeza e com muita base bíblica.

O arianismo cometeu erros grosseiros porque atingia heréticamente o dogma de Deus e de Cristo. Ario acreditava em semideuses e por isso pode ser visto até como politeísta, pois apesar de negar que Jesus era Deus, Ário aceitava o culto e a adoração a Cristo.

Alguns grupos arianos como as Testemunhas de Jeová passaram com o tempo a adorar o Pai e PRESTAR HOMENAGEM AO FILHO.

O arianismo foi rejeitado no concílio de Nicéia, mas sempre teve influência na igreja e por isso mais tarde Atanásio foi exilado pelo imperador que havia simpatizado com o ensino de Ário. A história do cristianismo mostra que a doutrina trinitariana acabou sendo aceita pela maioria dos cristãos. Mas o arianismo não foi somente aceito, mas também antibíblico.



Na ilustração:Atanásio que combateu a heresia de Ário



O Pai, o Filho e o Espírito Santo são da mesma natureza e os três são uma só, como revela o próprio nome Elohim (que significa Deus em pluralidade), e como mostra as Escrituras com dezenas de títulos de Deus que também são atributos do Filho. O Filho é posto nas Escrituras Sagradas como sendo Deus (João 1.1; 10:30; Mateus 2.2; Hebreus 1.6).

Um comentário:

  1. Sou cristã e creio no Pai, Filho e Espírito santo ! creio que Cristo morreu pra me salvar e ter a vida eterna. ! creio que Ele veio a terra para salvar os pecadores e que tambem enviou o seu Espírito consolador ! que hoje é o meu consolo e o meu auxilio !

    ResponderExcluir