domingo, 22 de novembro de 2009

ANTINOMISMO

Antinomismo significa um sistema de doutrinas que nega ou combate a lei (do grego: anti{contra} e nomos {lei}). Os antinomistas procuram enfatizar a Nova Aliança e combatem ou menosprezam a Antiga Aliança (Antigo Tstamento), um dos principais antinomistas foi JOÃO AGRÍCOLA que em 1537 em Witemberga de Eisleben pregou contra os sermões baseados na LEI, para ele só deveria se pregar o Evangelho da Nova Aliança.

Por causa disto, Lutero combateu João Agrícola e em 1539 escreveu um tratado contra os antinomistas chamado WIDER DIE ANTINOMER. Lutero argumentou dizendo: “A lei é importante porque ela revela o pecado, e como o cristão ainda é pecador, este continua sujeito a operação da lei que se destina a matar a velha natureza.”



JOÃO AGRÍCOLA



Os antinomistas nunca tiveram expressão ou voz forte, e não poderia ser diferente. Alguns núcleos luteranos como e Herrnhut adotaram essas idéias.

A lei não pode ser desprezada, pois ela serve para:
A –Manter a ordem pública
B – Mostrar os homens o que é errado
C – Definir as normas de conduta

A lei e em especial a de Moisés não pode ser desprezada porque o Deus do Evangelho da Nova Aliança é o mesmo Deus da Antiga Aliança, contudo, é preciso diferenciar a lei moral da lei cerimonial e a igreja de Israel e assim interpretamos corretamente as Escrituras.

12 comentários:

  1. É muito importante este tema,a lei é um canal até Jesus,ele veio não para retirar a lei mas para que se cumprisse

    ResponderExcluir
  2. É muito importante este tema,a lei é um canal até Jesus,ele veio não para retirar a lei mas para que se cumprisse

    ResponderExcluir
  3. crucificado ,morto e ressureto JESUS nos libertou do pecado ou nao ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lei é para mostrar que somos depravados e necessitamos de Deus. Lutero falava que nos éramos santos e pecadores ao mesmo tempo! Porém nos temos que se santificar vivendo o evangelho como é exposto em Romanos e Galata, em outras cartas também, porém essa duas mais. Temos que lembra que a graça faz a gente comprir a lei pelo poder do Espírito (lei moral) Rm 8.4 pela fé é arrependimento reconhecendo que somos depravados e necessitamos da graça, e o acesso a isso é a fé em Cristo Jesus. Jesus disse que veio para que a lei fosse comprida. (Plenamente satisfeita em nós) logos Jeremias 31:31 confirma toda a lógica de Jesus e Paulo pois a bíblia não se contradiz!

      Excluir
  4. Nos não podemos desprezar a lei. O jovem rico quando queria servir a Jesus este foi intimado a pratica-la como nos, Hoje devemos pratica-la.

    ResponderExcluir
  5. ...o que prevalesce em todas as circunstãncias da vida contemporânea ,é o direito e não doutrinas filosóficas(...)

    ResponderExcluir
  6. ...o que prevalesce em todas as circunstãncias da vida contemporânea ,é o direito e não doutrinas filosóficas(...)

    ResponderExcluir
  7. Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.
    (1 João 3:4 - NVI)

    ResponderExcluir
  8. Muito bom comentário. hoje ha muitos pregadores de uma graça irresponsável, barata e imoral. pregadores que não foram transformados pelo evangelho de Cristo e incapazes de levar a outros à salvação, pois a salvação passa pela cruz. a cruz eles não
    querem.

    ResponderExcluir
  9. O antigo Testamento não pode ser descartado, pois além de revelar a vinda do Messias traz a luz do Novo Testamento que estava chegando amém.

    ResponderExcluir