De tempo em tempo a escatologia torna-se uma febre na religião cristã, então surgem pregadores anunciando a vida de Cristo baseado em sonho, revelação ou profecia, outros mais cautelosos procuram nas Escrituras algum sistema de interpretação ou formula matemática para dizer quando Cristo voltara.
Em meio a toda a euforia da vinda de Cristo nunca falta os teólogos que organizam a ordem dos fatos futuros conforme as profecia bíblicas, neste ponto é que o conceito milenista vai influenciar na formação do dogma escatológico de determinados grupos.
Toda a discussão tem como epicentro a profecia futurista no livro do APOCALIPSE capitulo 20. Desde os primórdios da igreja os conceitos milenistas citam este texto das Escrituras. Uns dos primeiros foram BARNABE E PAPIAS, ambos aceitavam a idéia judaica de que o mundo dos homens deveria durar 6000 anos, representado tipologicamente nos 6 dias da criação.
O historiador eclesiástico Euzébio registrou na sua obra Historia Eclesiástica III, 39 que na concepção de Papias e Barnabé o sábado representa o milênio e o domingo o novo mundo que deve ser criado após o milênio. A crença num reino milenar futurista do senhor Jesus na terra é sem duvida uma verdade incontestável.
O conceitos doutrinários sobre o milênio são :
- AMILENISMO
- POS-MILENISMO
Os amilenitas são os que não acreditam no milênio como uma era especial de estado de coisa. Os pos-milenista são os defensores da idéia que o milênio já ocorreu, em especifico no período em que os papa mandavam na Europa e influenciavam todos os governos dos paises cristãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário