quinta-feira, 2 de setembro de 2010

EUTIQUIANISMO












Como o próprio nome sugere deriva-se do nome EUTIQUES que era abade de um mosteiro em Constantinopla, em geral ele concordava com a teologia Alexandrina [favorável a divindade de Cristo ] e opunha-se a Cristologia [que negava a divindade de Cristo].

Eutiques se embaraçou todo quando disse que Jesus só tinha uma natureza e também dizia que Jesus não foi um humano como nós. Por negar a natureza humana de cristo ele foi excomungado em Constantinopla, mas em 449 o bispo de Roma [chamado e leão I no rol de papas católicos] através de uma trama política eclesiástica reintegrou Eutiques no sínodo de Éfeso, este sínodo entrou na historia como o sínodo dos ladrões”.

Mais tarde as idéias de Eutiquss foram rebatidas e condenadas pelo Concilio de Calcedônia que reformulou o credo Niceiano para combater as novas heresias como a de Eutiques.

O credo calcedônio diz: “confessamos um Deus que é o mesmo com o Filho, nosso senhor Jesus Cristo, que é perfeito em sua divindade e perfeito na humanidade [contra Eutiques] com alma racional e o corpo de um essência com o Pai segundo a divindade e da mesma essência que nós, segundo a humanidade, igual a nos em todas as coisas, exceto que não tinha pecado [contra Eutiques ], que segundo sua humanidade nasceu da virgem Maria, mãe de Deus para nossa salvação: um é o mesmo Cristo, Filho, Senhor, Unigênito revelado em duas naturezas sem confusão, sem modificação [contra Eutiques ], indivisivelmente e inseparadamente, sendo a distinção das natureza de nenhum modo eliminada pela união, sendo preservadas as propriedades de cada natureza convergindo elas numa hipóstase [pessoas], não são separadas ou divididas em duas pessoas, mas um é o mesmo Filho e Unigênito de Deus, Logos, o Senhor Jesus Cristo”.

Como vimos o credo calcedoniano apresenta-se totalmente compatível com as escrituras, menos no que a Maria onde ia se percebe a idolatria e o titulo blasfeno de mãe de Deus. Pois não se chama-la mãe de Deus só porque Jesus era Deus, assim como niguem pode chamar a mãe presidente da coca-cola de mãe da coca-cola só porque o seu filho é o “cabeça da empresa coca-cola”. Como grifamos acima o credo Calceonio encarregou-se de combate a heresia de eutiques, porque Jesus é verdadeiro homem [mat26.24] e verdadeiro Deus [João 1.34].

Um comentário: