quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ADOPTIONISMO

ADOÇÃO

No Oriente Antigo, na região da Mesopotâmia ao Egito havia rituais próprios para se consagrar uma criança para que esta pudesse fazer parte da nova família com os mesmo direitos que os filhos legítimos. Neste estudo mostro os casos bíblicos de adoção e como esta prática é recomendável nas Escrituras Sagradas.


PARTE 1



PARTE 2




PARTE 3

domingo, 2 de janeiro de 2011

MILENISMO

De tempo em tempo a escatologia torna-se uma febre na religião cristã, então surgem pregadores anunciando a vida de Cristo baseado em sonho, revelação ou profecia, outros mais cautelosos procuram nas Escrituras algum sistema de interpretação ou formula matemática para dizer quando Cristo voltara.










Em meio a toda a euforia da vinda de Cristo nunca falta os teólogos que organizam a ordem dos fatos futuros conforme as profecia bíblicas, neste ponto é que o conceito milenista vai influenciar na formação do dogma escatológico de determinados grupos.















Toda a discussão tem como epicentro a profecia futurista no livro do APOCALIPSE capitulo 20. Desde os primórdios da igreja os conceitos milenistas citam este texto das Escrituras. Uns dos primeiros foram BARNABE E PAPIAS, ambos aceitavam a idéia judaica de que o mundo dos homens deveria durar 6000 anos, representado tipologicamente nos 6 dias da criação.
















O historiador eclesiástico Euzébio registrou na sua obra Historia Eclesiástica III, 39 que na concepção de Papias e Barnabé o sábado representa o milênio e o domingo o novo mundo que deve ser criado após o milênio. A crença num reino milenar futurista do senhor Jesus na terra é sem duvida uma verdade incontestável.
















O conceitos doutrinários sobre o milênio são :


- AMILENISMO
- POS-MILENISMO


Os amilenitas são os que não acreditam no milênio como uma era especial de estado de coisa. Os pos-milenista são os defensores da idéia que o milênio já ocorreu, em especifico no período em que os papa mandavam na Europa e influenciavam todos os governos dos paises cristãos.



METODISMO

O Metodismo foi fundado por John Wesley /1703-1791/ que durante a sua vida foi oficial eclesiástico da igreja estatal da Inglaterra. Wesley recebeu forte influencia dos irmãos de Herrnhut, daí porque ele pregava que somente os méritos de Cristo são a base de nossa salvação, mas o metodismo genuinamente wesleyano não era libertino, pois as boas obras deveriam acompanhar a fé.









Wesley não enfatizava as brigas teologicas, mas a necessidade de viver em santificação. Outra característica do Metodismo era a importância que davam ao fenômeno do povo nascimento, pois segundo ele o novo nascimento é algo que nos convertemos. O Metodismo sempre se opôs a doutrina calvinista da predestinação. Wesley defendia o ensino bíblico do livro arbítrio. O pratico era mais importante neste sistema do que as questões teóricas.