domingo, 12 de setembro de 2010

MENEZISMO

O Menezismo é o sistema doutrinário elaborado pelo teologo VALDEMIR MOTA DE MENEZES. Brasileiro natural de Itabaiana, Estado de Sergipe, nasceu em 15 de Maço de 1969 e ainda no século vinte escreveu diversos tratados teologia nas quais expôs todos os ensinos das ESCRITURAS SAGRADAS suas principais contribuições para o entendimento das Escrituras foram:


1 – TANATOLOGIA


A criação do termo técnico Tanatologia’ separou o estudo sobre a morte do tópico ESCATOLOGIA como aparecia nos tratados teologia de até então.


2 – JAVETISTA
Ênfase na necessidade dos cristãos se dirigirem a Deus com o nome que Ele se revelou nas Escrituras onde o nome JAVÉ aparece mais de 6 mil vezes e que os tradutores erradamente substituíram o nome pessoal de Deus pela expressão comum SENHOR.

MANIQUEISMO

No terceiro século surgiu Mani que fundou um grupo ascético e bem radical em sua forma de viver, Mani ensinava que o mal era inimigo de Deus e era um poder que limitava o domínio de Deus, um dos seus mais ilustres membro foi Agostinho.

LIBERTINISMO

O libertinismo é um sistema de ética em que os seus adeptos defendem um estilo de vida mundano, um dos primeiros grupos cristãos libertinisma foram os gnosticos, que diziam: A independência da matéria só pode ser obtida quando a gente se entregava completamente ás concupiscências da carne”.

Vários grupos cristão desde os tempos antigos até os dias de hoje procuram um padrão ético frouxo onde cada um possa fazer o que quer sem ter que ser amolado por não andar debaixo de normas e condutas rígidas.









Como muitos oficiais eclesiásticos só estão interessados em ajuntar discípulos, eles evitam o maximo de doutrinar a igreja, são amigos do mundo [Tiago 4.4], adeptos da porta larga [Mat 7.13],se interessam somente em atrair multidão [atos 20.30]. Os libertinos procuram considerar mais o lado do homem do que o lado de Deus, eles se preocupam muito mais em agradar aos homens do que Deus

LATITUDINARISMO

O Latitudinarismo é um conceito correto, desde que a palavras de Deus esteja em primeiro lugar como defendia vários representantes deste movimento. O Latitudinarismo defende que a palavra de Deus e a razão concordam plenamente entre si. Seu principal líder foi João Tiletson [1630-1694] e chegou mesmo a ser arcebispo de Cantuaria, alguns o consideravam subversivo e radical, mas não havia razão justificável para criticá-lo assim, os latitudinarismo não trocavam as Escrituras pela razão, apenas faziam uso da razão para argumentar em favor das Escrituras. Outra ênfase deles era a conduta moral que eles tinham em alma estima.

INFRALAPSARISMO

Dogma cujos representantes foram Beza e Francisco Gomaro. Este diziam que Deus predestinou o pecado, que para Deus o pecado de Adão era de seu conhecimento que iria acontecer, mas que também Deus o havia fixado para que acontecesse. O infralapsarismo é a forma mais radical do calvinismo. Das almas que morrem e vão para o inferno eles diziam que Deus simplesmente não ligou para estes. Este dogma de Deus. O Infralapsarismo contradiz-se com as Escrituras que diz: “Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; mas aceita o que o teme e faz o que é justo”[Atos 10. 34-35].

IDEALISMO

O idealismo é o centro dogmático de cada grupo, a enfase que este ou aquele grupo ou movimento religioso destaca, este é o dogma central da sua teologia, por isso podemos dizer que o idealismo das testemunhas de Jeová é o nome “Jeová” e o reino é o centro da sua teologia. O idealismo católico é Maria.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

GNOSTICISMO

GNOSTICISMO

O gnostiscismo foi e é um movimento religiosos sincretista que misturou elementos do cristianismo, da filosofia grega e outras crenças diversas. Os gnosticos negavam a encarnação de cristo e por isso são chamados de anticristos pelo apostolo João em sua primeira carta [i João 2.22; 4.2-3]. Os gnosticos foram também durante certo tempo criticados pelos primeiros lideres da igreja como os apologistas, alias estes diziam que o líder gnosticos era Simão, o mago de atos 8 que desviou-se do caminho. Irineu, Hipólito e Tertuliano acusavam a filosofia grega de Platão, Aristóteles Zenao e Pitágoras como principio do mal gnostico.













Bengt hagglund disse o seguinte: “o gnostico já existia quando o cristianismo surgiu; era então fenômeno religioso um tanto vago, uma doutrina especulativa da salvação com contribuição de varias tradições religiosas diferentes...os muitos cosmológicos atestam sua origem babilônia, enquanto seu dualismo extremado o relaciona com a religião da pérsia”. O gnosticos queria absorver o cristianismo, por isso era considerado o principio inimigo do cristianismo. Três grandes lideres do gnosticismo foram: satumino[2 seculo

FONTINIANISMO

FONTINIANISMO

O fontinianismo era o movimento dogmatigo de fotino de sirmio [aproximadamente em 376], ele avia a prendido com Marcelo de Ancira [aproximadamente em 374] que dizia: “o logo acreditava que a filiação de cristo era necessária em dado momento e que o logos seria então reicorporado ao pai”. Fotino fazia uma separação da natureza divina da humanidade, distinguindo em Jesus cristo duas pessoas: uma o logos que era idênticos ao pai e outra o cristo que era o homem filho de Maria e nada mais alem disso. O fontinianismo é mais outra heresia, pois as escrituras diz que Jesus cristo é uma pessoa só e que ele reinara para sempre sem nunca separar o logos do cristo [como se isso fosse possível!] como diz as escrituras: “o Deus do céu e levantara um reino que não será jamais destruído...” [Daniel 2.44] ora se o cristo vai reinar para sempre como ele poderá ser dissolvido como ensinou os fontinianistas? Não foi por acaso que quem dissolveu-se foi o fontinianismo...

EUTIQUIANISMO












Como o próprio nome sugere deriva-se do nome EUTIQUES que era abade de um mosteiro em Constantinopla, em geral ele concordava com a teologia Alexandrina [favorável a divindade de Cristo ] e opunha-se a Cristologia [que negava a divindade de Cristo].

Eutiques se embaraçou todo quando disse que Jesus só tinha uma natureza e também dizia que Jesus não foi um humano como nós. Por negar a natureza humana de cristo ele foi excomungado em Constantinopla, mas em 449 o bispo de Roma [chamado e leão I no rol de papas católicos] através de uma trama política eclesiástica reintegrou Eutiques no sínodo de Éfeso, este sínodo entrou na historia como o sínodo dos ladrões”.

Mais tarde as idéias de Eutiquss foram rebatidas e condenadas pelo Concilio de Calcedônia que reformulou o credo Niceiano para combater as novas heresias como a de Eutiques.

O credo calcedônio diz: “confessamos um Deus que é o mesmo com o Filho, nosso senhor Jesus Cristo, que é perfeito em sua divindade e perfeito na humanidade [contra Eutiques] com alma racional e o corpo de um essência com o Pai segundo a divindade e da mesma essência que nós, segundo a humanidade, igual a nos em todas as coisas, exceto que não tinha pecado [contra Eutiques ], que segundo sua humanidade nasceu da virgem Maria, mãe de Deus para nossa salvação: um é o mesmo Cristo, Filho, Senhor, Unigênito revelado em duas naturezas sem confusão, sem modificação [contra Eutiques ], indivisivelmente e inseparadamente, sendo a distinção das natureza de nenhum modo eliminada pela união, sendo preservadas as propriedades de cada natureza convergindo elas numa hipóstase [pessoas], não são separadas ou divididas em duas pessoas, mas um é o mesmo Filho e Unigênito de Deus, Logos, o Senhor Jesus Cristo”.

Como vimos o credo calcedoniano apresenta-se totalmente compatível com as escrituras, menos no que a Maria onde ia se percebe a idolatria e o titulo blasfeno de mãe de Deus. Pois não se chama-la mãe de Deus só porque Jesus era Deus, assim como niguem pode chamar a mãe presidente da coca-cola de mãe da coca-cola só porque o seu filho é o “cabeça da empresa coca-cola”. Como grifamos acima o credo Calceonio encarregou-se de combate a heresia de eutiques, porque Jesus é verdadeiro homem [mat26.24] e verdadeiro Deus [João 1.34].