sábado, 31 de julho de 2010

ESPIRITUALISMO

O espiritualismo do ponto de vista teológico é o sistema doutrinário que valoriza o lado espiritual em questões da doutrina de Deus. O espiritualismo diz que Deus não tem corpo, Deus não tem forma física, essas afirmação são corretas porque se Deus tivesse e forma de homem como sugere a principio a descrição do homem. Não há como explicar porque Deus é descrito com asas no salmo 91.

Outra forma de espiritualismo são as idéias de não participação social do cristão, principalmente na política, como defendiam os anabatistas, também chamados de SCHWARMGEISTER. Neste mesmo tipo de crença estão as testemunhas de JEOVÁ e outros grupos evangélicos radicais.

Lutero discordou deste ponto de vista, ele achava que o cristão podia participar politicamente da sociedade, mas não aceitava a insurreição, mesmo que fosse por uma causa justa. O cristão segundo Lutero devia obedecer as autoridades porque esta é a vontade de DEUS. A única exceção seria se o governo exigisse algo contra a vontade de DEUS, ai sim, justifica-se as palavras de Atos 5:29”Antes Importa Obedecer Deus do que os homens”.





Portanto não há razão para seguir este tipo de espiritualismo que condena a participação do cristão na sociedade. Uma interpretação correta do espiritualismo é apresentada na questão da CEIA DO SENHOR, defendida por Zwinglio e Carlstadt. Zwinglio corretamente interpretava “Este é o meu corpo” de forma simbólica o “ é” (est) quer dizer “ isto significa meu corpo”.

Imagine só se fossemos imterpretar certas palavras ditas por JESUS, então quando Jesus disse: “Eu sou porta”, “Eu sou o caminho.” Se tomássemos estas palavra literalmente, em que ridículo não cairíamos ??? Uma das idéias mais perniciosa do espiritualismo refere ao ensino de Hermann Rahtmann pastor em Denzig que diziam: “As Escrituras em si mesma são letras morta”.

Idéia esta que foi aceita pelos crentes que não gostam de estudar as Escrituras, estes últimos, nos dias modernos frequentemente atacam teologia e os estudos bíblicos como “conhecimento carnais”, o teólogo Gerhard combateu Rahtmann dizendo: “ a palavra possui sua eficácia espiritual mesmo antes de ser usado (extra usum)”.

Essa idéia de rahtmann não pode ser considerado nem como humano, mas diabólica mesmo, pois o povo evangélico sente medo de estudar as Escrituras porque pensar estar pecando contra Deus. Esses irmãos precisam entender que: “O ESPIRITO NÃO AGE AO LADO DA PALAVRA OU INDEPENDENTE DELA, MAS EM E COM A PALAVRA DIVINA QUANDO É OUVIDA OU LIDA”.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

HUGO CHAVEZ CONTRA LOS DOGMAS CRISTIANOS

Este hombre no pode ser tenido como una persona de mente sana. Pobres venezuelanos que deran el poder para esta sserpiente!!!! (Teologo Valdemir Mota de Menezes)




Chávez contra los dogmas cristianos