segunda-feira, 8 de março de 2010

DOCETISMO

O docetismo foi um movimento altamente héretico, pois os docéticos tomava as seguintes posições: - uns diziam que Jesus não tinha um corpo verdadeiramente humano e para explicar-se laçavam mão de umas teorias sobre corpo fantasmagóricos, daí que diziam também que PARECIA que Jesus era humano, PARECIA que ele sofreu na cruz. – outros docéticos só aceitavam como verídicos alguns aspectos dos livros biográficos de Cristo negando os demais acontecimento descritos em Mateus, Marcos, Lucas e João.

Os gnosticos em geral eram docéticos, um certo Cerinto dizia que CRISTO SAIU DE JESUS UM POUCO ANTES DA CRUCIFICACAO. Outro docético, Basílides dizia que JESUS NÃO MORREU CRUCIFICADO, MAS QUE SIMAO, O CIRINEU MORREU EM LUGAR DE JESUS QUE ESCAPOU.



Segundo um primeiro lideres do cristianismo, IRINEU, o apostolo João havia escrito o livro biográfico e as cartas a fim de combater Cerinto. INACIO no inicio do segundo século no combate ao docetimos dizia: CRISTO VERDADEIRAMENTE NACEU DEMARIA, FOI REALMENTE CRUCIFICADO E CRISTO ESTAVA NA CARNE MESMO DEPOIS DE SUA RESSUREIÇÃO, NÃO ERA ESPIRITO INCORPOREO. “

Os gnosticos são doceticos por negarem a humanidade de Jesus, como também desde o séculos XIX as testemunhas de Jeová tomaram-se os doceticos dos dias modernos por negarem que Jesus ressuscitou com um corpo físico. A cristologia de Marcião era também docetica:” CRISTO MANIFESTOU-SE AQUI NA TERRA DURANTE O REINADO DE TIBERIO CESAR. APARECEU, TODAVIA, COMO FIGURA FANTASMAGORICA.”

Para combater MARCIAO, Irineu escreveu em ADVERSUS HAERESUS: “como podia ele ter sido crucificado e como podiam sangue e água ter jorrado do seu peito traspassado se não era verdadeiramente homem mas apenas tinha aparência de homem ?”

Por causa do seu conceito docético, Marcião pregava a salvação somente da alma e não do corpo. Vejam que o conceito cristologico docético acabou por influenciar o seu ensino sobre a Tanatologia bíblica os doceticos em geral foram ensinadores que não conseguiram conciliar em suas mentes a ideais de um único Deus...mas em três pessoas (hipóstases)...




Outra forma de docetismo que negava encarnação de Cristo foi a defendida por Apolinario de Laodiceia no final do quarto século, como podemos extrair do livro VOM HIMMLISCHEN FLEISCH CHRISTI de schoeps, pág 9 de 1951 e do livro EARLY CHRISTLIAN DOCTRINES de kelly, pág 294: Deus em Cristo foi transmutado em carne, e esta carne foi então transmutada pela natureza divina. De acordo com esse ponto de vista, Cristo não recebeu sua natureza humana da virgem Maria. Antes trouxe consigo do céu uma espécie de carne celestial. O ventre de Maria simplesmente serviu de passagem.






Apolinário cometeu este erro por enfatizar demasiadamente a divindade de Cristo, ele achava que Cristo só tinha uma natureza, a divina, por isso na sua concepção Cristo não tinha alma.

No final da primeira guerra mundial surgiu na Alemanha um outro teólogo com idéias extravagantes, foi KARL BARTH, entre tantas heresias ele também demonstrava conceitos docetico em sua Critologia, BARTH via nos livros biográficos [chamado erroneamente de evangelhos] como uma ilustração do verdadeiro Evangelho. Barth negava a autenticidade. de varias narrativas das Escrituras.

DINAMISMO

O dinamismo é uma doutrina formulada no final do segundo século por um curtidor de Bizâncio chamado Teodoto, ele chegou em Roma no ano 190 devido uma perseguição que ocorria em sua cidade. Teodoto negava a divindade de Cristo, por isso ele foi combatido como um herege pelo apologista tertuliano que o cita no seu livro ADVERSUS OMNES HAERESES.

Teodoto ensinava que Jesus nasceu de uma virgem, mas não deixava de ser um simples homem, Jesus teria vivido como um homem comum ate que um dia foi batizado nas águas, o Cristo desceu sobre ele. Portanto no monarquianismo dinamista Jesus é um homem que recebeu o elemento divino chamado Cristo.

Por causa de sua ideia herética Teodoto foi expulso da congregação pelo presbítero-supervisor de Roma, o Vitor. No século seguinte surgira outro defensor do dinamismo, era PAULO DE SAMOSATA que no ano 260 era bispo { presbítero-supervisor } de Antioquia, ele era claramente unitárianista pois dizia que Jesus era um simples homem, também Samosata no ano 268 foi excomungado pelo sínodo em Antioquia. As idéias dinamista de Samosata viriam a influenciar o herético Ário que no quarto século criaria grande polemica sobre a divindade de Cristo.





Ário era discípulo de Luciano de Antioquia que por sua vez era discípulo de Paulo de Samosata, o principal dinamista da história. Portanto, o dogma defendido por estes eram dogmas contra a divindade de Cristo. Alias a linha de interpretação dos antioquianos tinha esse elemento herético.

No quinto século outra heresia surgia com a essência do monarquianismo dinamista e seu novo representante se chamava Nestório que separava o divino do humano na pessoa de Cristo, mas ao contrario dos outras dinamitas ele dizia que o logos veio habitar no homem Jesus por ocasião de seu nascimento, ao contrario dos dinamitas primitivos que afirmam que o divino veio habitar no homem Jesus por ocasião do batismo.

Dogmas como esses foram condenados pelos concílios de Nicéia e Caledônia, pronunciando as declarações bíblicas de que Jesus é VERDADEIRO DEUS E VERDADEIRO HOMEM conforme Matheus 2.2, Hebreus 1.6; Apocalipse 5.11-14; I Timoteo 2.5.

CONGREGACIONALISMO

O congregacionalismo é o sistema doutrinário de organização da igreja segundo a qual toda a congregação é a autoridade. E portanto, todos devem democraticamente decidir, julgar e discutir os problemas da igreja. Contudo esta posição de governo democrático da congregação surgiu por motivos de revolta exagerada ao sistema episcopal do catolicismo romano, daí que a posição mais equilibrada e bíblica é o governo presbiteriano.

Os defensores do sistema congregacionalista ou INDEPENDENTE foram alguns puritanos. Ate certo ponto e de se entender essa repulsa por uma autoridade, afinal esse movimento doutrinário surgiu na Inglaterra onde a principal denominação, a anglicana, sofria interferência constante das autoridades seculares, pois a igreja ali era chefiada pelo estado.





Quem organizou este dogma foram Roberto Browne e Henrique Barrowe. Browne teve que fugir para a Holanda em 1582 e Barrowe foi condenado a morte por causa de sua convicção congregacionalista em1593. o que foi lamentável, matar pessoas por pequenas discordâncias. Os congregacionalistas são em tese: democratas religioso, razão porque defendiam como ninguém a liberdade de consciência e a tolerância religiosa.

Deste movimento surgiu os BATISTAS que foi fundado por John Smith. Séculos se passaram e ainda este é o sistema de organização batista. Entre tantos male deste sistema de governo podemos enumerar alguns:

1 – Primeiro, no governo congregacionalista ou independente em vez do rebanho estar sujeito ao presbítero é o presbítero que fica sujeito ao rebanho.

2 - Segundo, a autoridade de julgar o rebanho foi dado por Cristo aos lideres da igreja, como Jesus falou aos seus apóstolos em João 20-22-23 e os apóstolos eram presbíteros como Pedro mesmo se identifica como PRESBÍTERO em sua primeira Carta no capítulo 5 e versículo 1.

3 – Em terceiro lugar, porque não se pode levar a sério o congregacionalismo como uma forma de governo eclesiástico é que um novo convertido ou um crente que não tenha uma profunda compreensão da palavra vai acabar emitindo opiniões errôneas nas assembléia.


No nosso blogs de eclesiologia tratamos mais profundamente sobre este tema a provamos que o presbiterianismo é a forma correta de governa eclesiástico

CALVINISMO

O CALVANISMO é o sistema dogmático de João calvinismo e o seu principal tratado teológico se chamava A INTITUCÃO DA RELIGIAO CRISTÃ, Calvino nasceu em 1509 e morreu em 1564, havia se formado em direito e foi uma das colunas das reforma protestante.

A teologia de Calvino mantém traços dos ensinos de Zuinglio, Bucer e Lutero, mas a ênfase de Calvino é na doutrina de Deus, onde lamentavelmente cometeu o erro grosseiro da predestinação que alias se tornou o centro de seus ensinos. Vejamos uma frase do próprio Calvino:

“Denominamos predestinação o decreto eterno de Deus, pelo qual decidiu o que acontecera com cada homem. Pois não foram criados todos nas mesmas condições; alguns são predestinados a vida eterna.”

Calvino também dizia que quando alguém é eleito, ele é chamado por Deus, enquanto o que não for eleito não são agraciados com o conhecimento de Deus. Os luteranos rejeitaram o dogma da predestinação de Calvino por que as Escrituras afirmam que Deus quer salvar a todos conforme I João 2.2 “Ele é a propiciacão pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelo de todo mundo.”

Quanto a CEIA DO SEHOR, Calvino acredita na presença do Senhor na ceia, mas não ocorria nenhuma mudança nas substâncias, a expressão em latim para retratar essa verdade é: FINITUM NON CAPAX INFINITI. “O finito não pode conter o infinito”. Calvino como nós, também dava importância para a lei mosaica.





Ele entendeu que a vinda de cristo foi para cumprir a lei cerimonial, que para nos os cristãos esta abolida. Mas quanto a lei moral da antiga aliança permanece valida para os cristãos, que deve submeter-se a ela e regular sua vida moral pelos preceitos nela estabelecida. Neste ponto de interpretação Calvino acertou em tudo, por isso ele também defendia a pena de morte para os crimes pré-estabelecidos na lei de Moises. Portanto, no pensamento de Calvino a lei continua tendo validez.